Seguindo as pistas...
As suas origens mais remotas transportam-nos para as sociedades ancestrais da América Central. Já as culturas Maia e Azteca utilizavam as sementes de cacau misturando-as com água e substâncias como a pimenta para a produção de um preparado saboroso e nutritivo que era servido em eventos sociais bem como dado aos guerreiros antes das batalhas.
A sua chegada à Europa deu-se no século XVI. Aquando da conquista do território mexicano pelos espanhóis, estes perceberam o potencial valor comercial do cacau iniciando a sua exportação bem como o controlo da sua produção. As mesas da realeza europeia disfrutavam agora desta bebida exótica da qual corriam boatos de propriedades afrodisíacas.
Com a revolução industrial surgem novos meios para confecção do chocolate, agora mais rápida e mais barata tornando o produto acessível ao consumo por todos. Deixou assim de ser a "bebida das elites". Surge a sua produção em massa. Em 1847 apareceu a primeira barra sólida de chocolate através da mistura do cacau com leite condensado e açúcar. Em 1875 Daniel Peter e Henri Nestlé tiveram a ideia de adicionar leite, o que transformou o chocolate no produto que se conhece actualmente.
Uusado na segunda guerra mundial para dar energia às tropas aliadas teve o seu valor nutritivo reconhecido.
curiosidades:
Hoje em dia não só o exército dos EUA mas também a NASA utilizam o chocolate.
Contém ainda proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.
O chocolate branco é constituído (em grande parte) por manteiga de cacau.
O cacau possui propriedades antioxidantes.
just_me