24/02/07

Planeta azul?! Ou será que já não é assim tão azul?!


"Inadequate access to water forms a central part of people's poverty, affecting their basic needs, health, food security and basic livelihoods." (ONU)
______
Segundo dados da unescap (united nations economic and social comission for asia and the pacific) de 2000 " o aumento da população, urbanização e desenvolvimento económico estão a afectar a qualidade e quantidade de regiões que ainda possuem água pura".
Embora não seja propriamente uma novidade isto levanta outras questões de relevo. Estando este recurso vital cada vez mais escasso o que acontecerá àqueles que não possuem recursos económicos suficientes para pagar pela água que consomem? Vi no outro dia um programa de televisão onde foi referido que existem países onde o salário mínimo nacional é inferior ao custo dos serviços municipais de fornecimento de água potável. Mesmo que as infra-estruturas existam e os países até tenham redes de canalização de água potável como podem os cidadãos mais desfavorecidos ter acesso a essa rede de água potável? As soluções que lhes restam serão fazer canalizações ilegais (correndo o risco de serem presos) ou consumir água não potável (foi ainda referido que uma das maiores causas de morte infantil nos países menos desenvolvidos é o consumo de água não potável devido às doenças associadas a esse consumo). Ora a organização mundial de saúde (WHO, 2004) atribui às más condições sanitárias/de higiene/consumo de água não tratada 88% do peso em doenças como a diarreia que, segundo este estudo, é responsável pela morte de 1.8 milhões de pessoas por ano a nível mundial. Soluções? Talvez ainda não existam... pelo que convido o eventual leitor a uma reflexão sobre um problema que, sendo de ordem mundial, poderá ocupar um pequeno espaço na consciência de cada um. Poupar água é essencial!

Joana_Pombo
© Reservado a direitos de autor
______

Links:

2 comentários:

Psyque disse...

bem visto. a água é um bem essencial escasso e n está a ser devidamente aproveitado por nós (pessoal dos paises desenvolvidos) e com esta nossa atitude egoista pagam os mais desfavorecidos. A Terra está a dar-nos sinais de que está doente mas nós preferimos ignorá-la. Um dia, todos nós pagaremos muito caro pelo nosso desperdicio...

Anónimo disse...

É uma das grandes preocupações do século XXI, a gestão da água. Sem água não há vida.
Abraço apertadinho!
al